Livros que viraram Filmes

Oi, Pessoal!



Essa semana eu vi um filme Ensaio Sobre a Cegueira, daquele livro do José Saramago. A história começa com um homem táxista que fica cego no meio do trânsito, a Cegueira Branca e desencadeia a corrente cega que corre pelo país, deixando todos atordoados e incapazes de andar sobre as próprias pernas.



Tanto o filme quanto o livros, foram surpreendentes para mim, o que causa durante a leitura a imagens que nós criamos tentando imaginar um mundo de caos sujo e abandonado. O filme já mostra essas imagens então já causa somente o sentimento de que E SE isso acontecesse...? O filme já no faz pensar diretamente no que ocorre e o livro vem toda aquela encenação em nossa mente já pensando também no que a história quer nos passar.

Dos livros para as telas, as expectativas dos leitores são bem maiores com a produção. E há quem prefira somente ver o filme do que ingressar na leitura do Best-Seller. E pra quem já leu acrescenta alguns pontos no que já é claro desde a leitura.

Alguns exemplos de livros que se transformaram em filmes:

1 - Comer Rezar e Amar - Elizabeth Gilbert Ums
2 - Os Homens que não Amavam as Mulheres (esse na versão mais recente de Holywood, porém tem a versão sueca que é da origem do livro que é muito boa também)
3 - Saga Crepúsculo
4 - Marley & Eu
5 - Ensaio sobre a Cegueira
6 - Código da vinci

Alguns que viraram Séries:

1 - Dexter a Mão esquerda de Deus
2 - Diários do Vampiro

A Vantagem do cinema é ver os personagens ganhando vida e formando rostos e vozes em nossa imaginação. Essa relação de cinema e literatura sempre existiu, talvez não haja comparações a serem feitas por serem duas artes totalmente diferentes. E essa é uma relação que sempre existirá, LIVROS x FILMES.

Eu, particularmente, prefiro ler um livro antes de ver um filme e você? (responda a Enquete)

Obrigada! Beijos!

Comentários

  1. Também prefiro ler o livro antes, o chato é que as vezes vamos assistir o filme com aquele tom de "ah já sei o que vai acontecer" ou reclamamos " Ah, eles cortaram essa parte e tal".
    Num todo acho maravilhoso a interação entre literatura e cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb prefiro ler antes o livro!

      Mas eu gosto de ver o filme depois porque ai da rosto aos personagens. rs Obrigada amore por vc comentar aqui.

      bjos

      Excluir
  2. Eu também prefiro ler o livro e depois ver o filme, pois se eu fizer o contrário eu não vou apreciar tanto o livro pois já vou conhecer a história. Ensaio sobre a Cegueira é um bom filme, ele é meio chatinho de se assistir mas contém muitas reflexões boas, se eu conseguir achar o livro com certeza vou ler.
    Adorei o post.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião tanto que estou lendo dexter e não vou ver a série até acabar todos os livros kkk

      Ache! vc vai adorar ensaio sobre a cegueira.

      rs bjos e obrigada por estar aqui.

      Excluir
  3. acho q alguns filmes completam os livros, + não é sempre assim, um livro que me emocionou muito e em uma história chocante + não ficou muito bem como filme foi "O caçador de pipas". Aliás poucos livros ficam bem como filme na visão dos leitores, por isso acho q temos q ser maleáveis e aceitar algumas mudanças q não cabem ou não ficariam bem na elona...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Poucos os filmes ficam bons em filmes!

      E o mundo vive de mudanças ne amore?

      Que bom que vc ta aqui!

      comente sempre que gostar!

      bjos

      Excluir
  4. A graça é essa ler o livro primeiro depois assistir o filme, isso é muito legal. As Vezes me irrito um pouquinho pelo filme não seguir totalmente o livro mas é bom ver os personagens sendo interpretados.
    Bjs

    http://ladyofthebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas