Libras - A imagem do Pensamento

Bom dia!!!

Gente, eu estava vendo meus livros aqui e achei legal falar sobre uma forma de conversar, uma conversa que ás vezes parece códigos que achamos que nunca entenderemos. Libras.

Libras - Linguagem Brasileira de Sinais - A imagem do Pensamento.
De: Catarina Kiguti Kojima/Sueli Ramalho Segala




Libras é a Língua Brasileira de Sinais. 

Eu tenho esses volumes e acho que são muito bons, não vi por completo, talvez não tenham todas as palavras pois nosso dicionário é muito grande, porém Libras é um conjunto de sinais, como uma frase. 

Um breve resumo do site Portal Libras:

A linguagem em sinais, não é só um conjunto de sinais que facilita a comunicação entre os deficientes auditivos e o mundo, tem um estrutura gramatical própria, como qualquer língua que aprendemos, inglês ou espanhol ou qualquer outro idioma. 

No dia 24 de abril de 2002, foi decretada  a Lei Federal nº 10.436, reconhecendo Libras como meio legal de comunicação, quer dizer demorou muito pra isso acontecer, mas o que não demora em nossa país? 

Faz mais de 10 anos que estão prometendo o Metrô aqui em Guarulhos. (risos)

Fatos á parte, é bom sabermos que Libras, está cada vez mais acessível, com muitos livros, vídeo-aulas no you tube, instituições que oferecem cursos. Formação em Libras. É importante tanto quanto um segundo idioma em nossas vidas.

Estatisticamente falando:

Pág. 2: "Em cada grupo de 100 pessoas brasileiras, 1,7% apresenta problemas auditivos."

Quer dizer o número em si parece pouco, mas a quantidade não quer dizer que é menos importante nos dedicarmos, a outra forma de expressão.

E um deficiente auditivo, é uma pessoa normal, sem outras deficiências, não generalizando logicamente porque há casos e casos. Eles dirigem, se casam, tem filhos como qualquer outra pessoa sem deficiência. Estudam, fazem faculdades. São muitas vezes mais animados e pra cima que um ser humano *perfeito*.

Acho massa, como as pessoas que são deficientes tem uma força muito maior, uma garra muito mais forte que qualquer outra pessoa. É lição de vida.

Para quem dirige, é sinalizado no carro com um adesivo, informando que há um deficiente auditivo ao volante.



Alfabeto em libras:



Vídeo do alfabeto em libras:


Acho interessante nós aprendermos nem que seja o básico. 

" O surdo ouve com os olhos e e fala com as mãos." - Sueli Ramalho

"Respeitar o Surdo como cidadão é, antes de mais nada, querer que esse cidadão faça parte da nação!" 
Catarina Kiguti

Estava aqui pensando no Braile - escrita em relevo, mas isso é para o próximo post.

Espero que tenham gostado.

E aí quem sabe falar em Libras? Eu ainda não sei estou começando agora.

Bjooooos :-)

Comentários

  1. Oláaa! Não sei mto bem, afinal requer prática e eu não ando praticando muito =\
    Tive uma cadeira na faculdade e foi MARAVILHOOOOSA, AMEEEI MESMOOO... pq o prof era surdo foi incrível...

    Supeeer beijo;

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tudo nessa vida requer prática, nem eu estou... Mas pretendo em breve preciso só me estabilizar!

      Bjoos querida!

      Excluir
  2. Oi
    Legal esse post, eu sei um pouco da linguagem de sinais pq tenho uma amiga que é educadora especial e na época da facul eu ia assistir as aulas com ela eu adorava.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, meu irmão é deficiente auditivo porém ele escuta um pouco, acabou que nos acomodamos e não aprendemos. Mas isso é coisa que podemos corrigir em breve eu vou aprender!

      rsrsr

      bjoooos

      Excluir
  3. Nossa também acho supeer interessante essa forma de comunicação, minha mãe se especializou nisso. Adoro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal né? tod forma de comunicação é váilida e iportante! bjoooos

      Excluir
  4. Olá legal o post eu acho a linguagem muito interessante e sempre quis aprender mas requer tempo e pratica

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É requer prática sim, mas o que não requer quando estamos aprendendo né?!

      Rs Bjooos

      Excluir
  5. Oi.
    Acho este tipo de linguagem bastante interessante e importante.
    Só sei um pouco, pois requer prática e como não treino muito já viu né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu tb só sei o alfabeto! rsrsrsrs]

      Mas logo apredenrei o resta rsrsr

      Excluir
  6. Oi!
    Sou louca para aprender, sei mais ou menos o alfabeto... Irei ficar esperando pelo post sobre Braile, hein?


    http://www.blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb sei o alfabeto...

      O Braile acho q vai ficar legal! rsrs

      bjoooos

      Excluir
  7. Que blog lindo! Obrigada pelo convite!!! Beijocas, querida.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Super interessante. Porém, a única coisa que sei em libras é fazer meu nome rs
    Beijos e parabéns pelo post, querida !

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    Tenho vontade de aprender!


    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Muito legal, Irinia! Eu acho super importante a gente conseguir se comunicar com eles, para o convívio e respeito né?

    Aqui na UFSC tem vários surdo-mudos e preciso lidar com alguns no estágio, e sempre me sinto um pouco mal por não saber. É claro que sei o básico, mas acho que um dia precisarei aprender mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza!

      Eu tenho um irmão assim, com esse deficiência, porém ele escuta e se comunica verbalmente, mas... quando seus amigos vem aqui. Nada!!!

      Tb fico morrendo de vergonha! rsrsrs

      Bjooos

      Excluir
  11. ola Irinia. você poderia me ajudar da seguinte forma, vc poderia me mandar a editora,local,o ano do livro pfv?! pois meu trabalho de conclusão de curso é sobre libras e essas informações não tem no livro da catarina que tenho aqui.

    agradeço desde ja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas