Leiaaam! - É verdade que se usa vômito para fabricar perfume?

Boa noite!

A curiosidade de hoje é meio estranha. Posso ser leiga no assunto mais achei muito interessante.

Enquanto não posto livros olha isso (esse é boa rsrsr):

É verdade que se usa vômito para fabricar perfume?

Ele é um ótimo fixador de fragências - os perfumes tem componentes altamente voláteis - e, mesmo sendo produzido no intestino de baleias, cheira bem.

Ecaaa! Vou pensar duas vezes antes de me perfumar! (risos)

 O vômito!





O âmbar-gris, substância regurgitada pela baleia cachalote, é um dos ingredientes mais valiosos daperfumaria. Ele é um ótimo fixador de fragrâncias – os perfumes têm componentes altamente voláteis – e, mesmo sendo produzido no intestino de baleias, cheira bem.
Quer dizer, cheira bem depois de algum tempo de exposição à água do mar, ao sol e ao ar. Quando fresco, ele é preto, pegajoso e fedorento como o cão. Depois, fica sólido e acinzentado. Aliás, o “gris” se refere à palavra francesa que significa “cinza”. Já o âmbar tem a ver com o fato de que os perfumistas franceses o importavam dos países nórdicos, que também produziam o verdadeiro âmbar – uma resina vegetal amarelada. A proibição da caça à baleia em vários países levou às alturas o preço do âmbar-gris: para obtê-lo, é preciso pescar pelotas flutuantes no oceano ou esperar que elas venham parar na praia. Hoje já há substitutos químicos, mas a substância original segue sendo negociada a cotações que atingem R$ 20 o grama.
O âmbar-gris não é comida parcialmente digerida. Ele seria resultado de uma reação infecciosa causada pelos dentes das lulas-gigantes no intestino do bichão. A baleia põe para fora uma porção que costuma pesar de poucos gramas a algumas dezenas de quilos, mas a maior peça de âmbar-gris já catalogada pesava 635 quilos.
Texto de: Marcos Nogueira
Superinteressante Out/2007.
Leia Mais aqui no Notícias BR.
Mas pesquisando mais sobre isso, li que o vômito de baleia pode valer R$ 128 mil :-0. OmG. Onde eu acho isso???
Li isso aqui Primeira Hora.

Não sabia que um vômito tinha tanto valor! Preciso pesquisar mais coisas diferentes, pra ganhar dim - dim rsrsrsrs 

Que interessante não acham? Acho que fiquei enjoada...

Bjooooos :-)

Comentários

  1. e no caso do desodorante?

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa nem fazia ideia disso! É interessante, mas ao mesmo tempo, muito nojento!
    kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei o post, não sabia disso não! Eca kkk
    Embora eu ame baleias!!! Mas que legal saber disso!
    Bjs MauMau

    Me visita?
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com.br/2012/09/entrevista-com-keith-strickland-b-52s.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não sabia não e se pesquisar vai se aprofundando.
      Tem bastante curiosidades legais!

      Excluir
  4. Geeente, que macabro! hahaha
    Acho que vou pensar duas vezes ao passar o perfume da próxima vez! hahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai não acredito nisso, amo perfumes e agora tô pensando eca é isso que a gente usa e acha maravilhoso kkkkk.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk pois ficamos cobertas de vômito kkkk

      Mas talvez não seja todos perfumes...

      BVai saber!

      Excluir
  6. OMG! Que nojo! kkkkkkkk
    Não fazia a menor ideia. Nunca tinha escutado falar sobre isso antes. Eca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não, vi na superinteressante,
      Tem uma de chocolates e baratas...

      Mas esse eu to pensando ainda em postar kkkkkkkk

      Excluir
  7. Credo vomito, fiquei com nojo, nunca mais vou olhar do mesmo jeito para meu frasco de perfume rsrs

    bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas