Parceria x Parcerias

Boa noite!!!

Bom vou escrever um post com opinião pessoal "minha" pensando no que li por aí em dois blogs. E no Face book também.
Primeiro li um post no Seguindo o Coelho Branco sobre parceria com autores e antes li um post no Descobrindo Livros sobre parcerias com editoras, blogs e o clichê: "Me segue sigo de volta?".




Bom o que significa parceria?

Parceria
par.ce.ri.a
sf (parceiro+ia1) 1 Reunião de pessoas por interesse comum; sociedade, companhia. 2 Sociedade comercial, em que os sócios ou parceiros só são responsáveis pelo quinhão com que entraram. 3 Sistema de trabalho rural em que o proprietário do terreno recebe do colono a metade da safra. 4 Reg (Rio Grande do Sul) Grupo de parceiros de jogo. P. agrícola: contrato pelo qual alguém cede a outrem prédio rústico, para ser cultivado mediante pagamento de uma cota de frutos. P. pecuária: contrato referente a animais, que são entregues pelo dono a outrem, para que os crie e lhes dispense todo o cuidado, sendo os lucros futuros repartidos entre ambos em certa proporção. P. rural: nome genérico da parceria agrícola e da parceria pecuária. Var: parçaria. De parceria: em combinação; em sociedade.

Em nosso caso acho que o item 01 é o que vale. 

Vi nesses 03 dias 03 posts/comentários com opiniões sobre parcerias entre blogs, editoras e autores. Comentários do tipo achando um absurdo tremendo um blogueiro entrar no blog da pessoa e deixar um comentário: Seguindo, me segue de volta?! E criticando ao máximo dizendo que uma pessoa assim não é blogueiro, que não é profissional, que não se garante e tals e que ainda por cima faz a tal parceria para ganhar livros "de graça". Depois o Descobrindo Livros fez um post sobre blogs que querem seguidores e ficam atrás dos outros blogueiros afim de ganhar números para ganhar parceria com alguma editora. E no da Alice ela opina sobre autores que não sabem receber críticas e blogueiros que não sabem resenhar decentemente quando não gostam do livro.

A MINHA opinião sobre Parceria é o seguinte: 

Quando criei o blog, criei para escrever sobre o que gosto, quando vi selos de editoras em blogs fui correndo atrás saber do que se tratava. E pensei: "Eu quero uma editora parceira comigo", fui correndo no skoob fazer propaganda, afinal lá é o centro de propagandas. Depois vi que poderia ter fazer com autores, já fui atrás de autores também, afinal ler literatura nacional nunca passou pela minha cabeça. Comecei a correr atrás de números, afinal editora quer números também. Fiz propaganda "Me segue? Se tiver link sigo de volta!", eu particularmente visito meu novo seguidor procuro um post no blog dele e comento e sigo, como fazem comigo ás vezes. Isso não faz de mim uma blogueira que não se garante, isso não faz de mim uma blogueira sem conteúdo, isso não faz de mim uma cara de pau que visita por interesse.

Recebi ótimos elogios da Editora Gente, dizendo que gostou do meu blog e do conteúdo. Recebo até hoje elogios de outros blogueiros nas redes sociais que adoraram meu blog e que gostam das minhas resenhas. Se eu tiver que contar com ajuda de outros blogueiros para números vou continuar, pedindo ajuda sempre!

Recebi elogio do Natanel do blog O Saber Curioso (confiram post) que meu blog serviu de inspiração ao dele, fico muito feliz e lisonjeada. Não acho que por trocar links eu seja menos merecedora de alguém que bloga por que gosta, e ama, e tem o dom e blá blá blá. eu também escrevo aqui pelo mesmo motivo porque gosto e quero compartilhar minha opinião já que ao meu redor vivo com pessoas de outra cultura.

Se o blogueiro faz isso, algum objetivo ele tem, e não somos nós que iremos julgá-lo.

Agora referente a parceria entre editoras e autores. Fechar parcerias com editoras e autores é uma via de mão dupla. Um toma lá dá cá mútuo. Uma editora não vai fechar parceria com blog para ajudar um blogueiro como eu vi escrito por aí. Uma editora fecha parcerias com blogs para divulgar seu trabalho e consequentemente terá que ceder os livros ou brindes para que possamos ser recompensados de alguma forma, já que essa é uma parceria informal e não somos Freelancers para recebermos em dinheiro. Muitas pessoas falam que o blog é seu trabalho, para mim não é trabalho, meu blog é lazer, é onde me distraio, é onde eu descarrego toda emoção de um livro lido, é onde fico feliz. Bom é um trabalho (se for esse termo para ser usado) que me recompensa com felicidade. Não ganho dinheiro com ele então vejo os fatos de outra forma. 
Eu quero parcerias com editoras porque é legal, é importante, eu ganho livros, eu leio de graça, eu não pago nada, e dou minha opinião, faço amizades, sou reconhecida, ajudo a reconhecer a editora, sou útil ao divulgar os trabalhos de outras pessoas. Não vou ser hipócrita e dizer que não fico mega feliz quando chega um livro em casa. E eu penso: "Alguém gostou do meu blog!", "Eu mereci!", "Eu fiz o meu melhor", "Eu fui aceita!", "Vou ler!". Eu amo ler livros de todas as formas, sendo eles ganhados, presenteados ou comprados. 

Parcerias com autores:

Olha, uma parceria é muito importante tanto com autor ou editora, não adianta eu ler um livro e falar mal dele depois, não adianta eu ganhar uma editora com a minha competência e falar que os livros dela é uma merda! Adianta? Acho que não.

Eu não vou ser falsa e falar que amei um livro sendo que não amei. Mas não vou esculhambar com o autor, sabe... Isso é uma parceria. Temos um acordo. O Autor me cedeu um livro e eu vou ajudá-lo a divulgar, eu não fechei parceria com o cara ele me deu um livro de boa e pronto. Eu me comprometi com o mesmo a divulgar seu trabalho, a ler o livro e dar minha opinião. Então, entra uma questão difícil, porque nossa opinião é sagrada. Mas se desfazer do livro, de um trabalho de um autor é injusto. O mínimo que podemos fazer é dizer que não gostamos de algo, mas somos propensos a fazer uma resenha positiva. Porque,espera aí! Como vou dar uma opinião negativa divulgar em todas as redes sociais possíveis e esperar que meu parceiro se de bem? E ainda divulgue meu blog, na rede social dele? Minha gente, é tudo uma jogada de marketing. O cara me deu um livro, esperando que eu o ajude. É uma parceria!!! Eu ganho livro, ajudo na divulgação, leio livro, dou minha opinião e não atrapalho a vida dele com comentários infundados. 

Eu sou da opinião que se eu me propus a essa parceria, mesmo que seja pra ler "de graça", que eu vista a camisa do livro e apoie o mesmo. Porque é diferente você opinar sobre qualquer livro que lemos e opinar sobre um livro que nos comprometemos a ser parceiros. Não gostei do livro, tudo bem, expresso minha opinião de forma ética.

E antes de tudo, vamos fechar parcerias com autores de livros que vamos no mínimo gostar? 

Essa é minha opinião. Quero ler de qualquer forma, vou até aprender a ler e-book, e se eu fechar parceria com autor vou dar minha opinião mas ir contra ele nunca, pois sou ética e não estou brincando de fechar parcerias, estou afim de ler e dar minha opinião de forma séria e consistente. E não acho certo ficar julgando blogueiro que pede para seguir, cada um tem seu objetivo! Eu já fiz isso não me arrependo pois consegui ótimos amigos blogueiros.

Espero que respeitem minha opinião e quem discordar, mande bala e comente!

Comentários

  1. Oi flor! Concordo com você, quem não quer uma parceria, com o meu blog eu faço o mesmo, porque eu acho, na minha opinião que se não divulgarmos o nosso blog logo no início ou seja lá quando for, não teremos seguidores, eu faço isso, eu divulgo, quem não quer ganhar livros? Quem faz o blog somente para compartilhar sua opinião, então nem precisa ter parcerias, eu acho isso, pois tem muita gente que fala que faz isso porque gosta, ou só pra compartilhar opinião, mais está correndo atrás de seguidores pra ganhar parcerias!
    Beijos, Luiza Anillo
    www.naestant.blogspot.com.br
    Segue lá flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é um assunto bem polêmico. Mas temos que correr atrás do nosso né?

      Beijos

      Excluir
  2. Autores pobrinhos igual a eu, esses precisam de muitooos elogios...
    Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é um tanto polemico, mas eu não sei, para mim é muito gratificante também ter parceiros, e também meu blog é um lazer para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim também, se ter parceiros significas ter alguns numerozinhos fazer oque?!

      beijos

      Excluir
  4. Também conheci muita gente através de divulgação chata no skoob, apesar de chata, é legal conhecer gente nova. É legal mesmo fechar parceria com editora, autor e até mesmo com outros blogs, da uma sensação de reconhecimento...

    Como você disse, é sempre bom fechar parceria com autores de livros que a gente acha que vai gostar, por exemplo, eu não gosto de poesia, então não vale a pena fechar parceria com um autor que escreve poesia, porque sei que não vou gostar do livro dele. Adianta falar mal depois disso?
    Respeito em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sempre temos que ter respeito, ainda mais com outros blogueiros que tem seus próprios objetivos.

      Beijosss

      Excluir
  5. Concordo plenamente com você... Se não for assim como teriamos grandes blogs, eu procuro parcerias sempre com blog, com editoras e com autores... Recebo bons elogios sobre meu blog... E nem por isso "não me garanto" concordo totalmente com você...

    WWW.SAOTANTAS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero e número! Acho que um blog só se torna famoso com bastante divulgação. Acho importante o bom conteúdo, mas é preciso que as pessoas o vejam, não é? Quanto à relação autor/blogueiro (que pode muito bem se enquadrar na relação com editoras) é preciso ser franco à respeito da própria opinião, mas com educação. Se o blogueiro não se identifica com o autor, é conveniente que seja justo para os dois lados desmembrar a parceria. Espero que seu blog cresça cada vez mais!

    Beijos!
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque mesmo que eu escreva porque goste e tenha o dom e bla bla bla. Se eu não divulgar... Ele nunca será lido. E até as pessoas que não "querem" parcerias divulgam seus blogs!

      Beijos

      Excluir
  7. Concordo! Não sou uma recém-blogueira, tenho um blog há anos, porém, vim criar outro no começo de 2012, pois queria um mais organizado para falar apenas de livros e mangás, minhas paixões de longuissima data!

    Vim para a blogosfera sem saber sobre parcerias, nem nada sobre essa realidade. Vim para ser ouvida e falar do que gosto...

    Gosto muito de escrever e sempre me falaram que escrever sobre o que gosta, ajuda a desenvolver ainda mais a escrita, narrativa, e a imaginação. Para esse exercicio, fiz um blog. E também para ouvir opniões, criticas, sugestões. Uma escritora anonima como eu, preciso de opniões, nem que seja de outros armadores, para me firmar e saber qual caminho trilhar...

    Não procuro parcerias com as grandes, muito menos com blogs... Sou pessima em divulgações e só tenho 8 seguidores, que são amigos... Nunca os vi comentando em meu blog... Mas continuo seguindo, afinal, eu gosto! Já fui elogiada, e isso é o que me mantem seguindo. Afinal, mesmo sem comentarios, ou dias que não tem nenhum acesso, é bom saber que tem alguem que vai lá, nem que seja uma vez por mês, vê seu desempenho. É gratificante.

    Parcerias de blogs e autores, só se me procurarem, afinal, não saio por ai catando, nunca foi o meu primeiro interesse. Quero que me procurem por gostar do meu "trabalho", e não porque eu sai perseguindo e pedindo para seguir, divulgar. Nada disso!

    Bom, sou dona do bebê "Um Sofá à Lareira" e aquele cantinho virou uma ferramenta para falar de tudo que gosto, filmes, livros, mangás, noticias e games! E agora aventurando a mostrar ao mundo, umas cronicas e histórias minhas...

    J. S. Freitas
    http://umsofaalareira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Irinia, eu adoro você como parceira do blog, sabia?
    Eu concordo só um pouco com o que você disse. Sei lá sabe, fico vendo esses blogueiros vivendo em prol de parceria e entristece. mas como vc disse, cada um né que sabe onde o calo aperta ... eu não gosto disso, mas há quem goste ://
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a questão não é gostar... Eu não gosto de ficar fazendo isso. Mas precisei... E não nego que foi muito bom... Isso não uma coisa que se gota é uma coisa q se faz porque precisa.

      Beijos

      Excluir
    2. Ah e também adoro ser sua parceira!!!

      Excluir
  9. A-DO-REI O POST, IRINIA! Concordo com TUDO que você disse. Ser sincera em uma parceria entre autores é o essencial. Acho meio hipócrita o pessoal reclamar que enviamos recados no skoob para seguir de volta.... Sério: você já fez isso, com certeza, CRIATURA! Senão como vamos começar a sermos conhecidos, interagir com os outros blogueiros, etc., certo?!

    enfim, POST INCRÍVEL! Parabéns ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas