Sustentabilidade_No_Blog #5

Bom dia!

Bom agora eu estou trabalhando ando meio cansada e pensando nas minhas novas responsabilidades. E fui relapsa com o meu blog não dando continuidade as minhas colunas, mas agora eu vou me organizar. 

Hoje no post sobre sustentabilidade vou mostrar o terceiro vídeo do site Akatu.




E falar um pouquinho sobre um assunto que está em alta na internet: LIVROS DIGITAIS. O que vocês acham sobre ler um livro no computador, no celular, Tablet, Ipod, E-Reader? 

Para os céticos e tradicionais isso é algo impossível, para quem fica com dor de cabeça diante das telas também. Eu faço parte dos dois grupos. Mas pensando por outro lado, se a massa leitora aderir a esse "novo" hábito, digo novo pois está bombando esses assuntos nas últimas semanas ou será que eu sou muito desatualizada? (Não comentem isso, por favor. Risos) Enfim, se a massa leitora aderir a essa prática, estaremos contribuindo com 1 árvore a menos cortada.

Vamos lá:
  • Para cada 50 quilos de papel uma árvore é cortada. No Brasil, a média de consumo de papel por pessoa é de 51 kg por ano. Ou seja, em média somos responsáveis pelo corte de uma árvore por ano.
  • Para cada 60 quilos de papel reciclado evita-se que uma árvore seja cortada.
  • E para cada livro lido em um E-Reader não gastamos árvore nenhuma e ainda lemos gratuitamente. Pois existem muitos sites que oferecem e-books de graça.
Pesquisando sobre E-Reader fiquei com muita vontade de ter um, pois tenho alguns livros em PDF para ler. Pela tecnologia, adoro coisas novas e pela facilidade, por ser pequeno, por ás vezes pesar menos que um livro, por ter a vantagem de ter um tela que não brilha tanto (informação e propaganda do fabricante). Economizaria nos livros, teria um custo inicial de R$ 300 á 600 R$ nos simples e um custo maior de até R$ 1.200,00 em um bem bacana, moderno. Mas até que ponto isso vale? Afinal para mim, livros são livros, ainda não estou disposta a trocar o papel "de verdade" por uma "papel eletrônico". Mesmo que seja para o bem da humanidade. Isso é uma falha... mas tenho minhas preferências. Podem fazer livros de papel reciclado, isso se já não existir, será que daria certo?

Recebi um e-mail de propaganda da Novo Conceito, disponibilizando seus livros em e-book no site Gato Sabido. E tem a Editora  Mor, que iniciou seus trabalhos com livros digitais, deixando personalizado seus livros. 

Algumas lojas/sites que oferecem livros em e-book:

Amazon (Para Kindle)

Voltando a questão de sustentabilidade, é uma questão que podemos repensar. E aí o que vocês acharam?
Eu estou reticente, preciso viver isso primeiro como aparelho em minhas mãos, para depois ter uma opinião definitiva e concreta. 
Responda a Enquete no lado esquerdo do blog.

Espero que tenham gostado! Beijinhos.

Fonte: Google e Bookess

Comentários

  1. Ai, não sei não, Irinia! Gosto dos livros, físicos mesmo... De papel e com aquele cheiro de livro novo *_*

    Mas se um dia eles forem substituídos pelo digital, os e-books, com certeza vai ser melhor para o meio ambiente ^^

    Vamos esperar pra ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... Por enquanto né, vamos aproveitar a moda antiga mesmo.

      Beijos querida

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas