História ou Estória - Qual a diferença?

Bom dia leitores,

Estava aqui pensando com os meus botões... História ou estória? O que acham? Muitos blogs usam o termo estória e eu uso o termo história. E eu já pesquisei sobre isso um tempão atrás, anos até. Para saber se estava usando o termo correto. E estava. Porém como ainda vejo muitas pessoas usarem o termo estória, resolvi pesquisar novamente e postar aqui no blog.

Afinal é História ou Estória - Qual a diferença? Qual está correto?

Vamos a diferença:

História é usada para expor fatos e acontecimentos históricos que sejam verdadeiros, não fictícios. Simples assim. 

História
(latim historia, -ae, do grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência)

s. f.
1. Narração escrita dos fatos notáveis ocorridos numa sociedade em particular ou em várias.
2. [História] Período do desenvolvimento da humanidade após o aparecimento da escrita.
3. Ciência ou disciplina que estuda fatos passados.
4. Seqüência de fatos ou ações.
5. Relato desses acontecimentos. = ESTÓRIA, NARRAÇÃO, NARRATIVA
6. Descrição dos seres da Natureza.
7. Estudo das origens e progressos de uma arte ou ciência.
8. Biografia de uma personalidade ou personagem célebre.
9. Livro de história.
10. [Informal] Relato destinado a enganar (ex.: não me venhas com histórias). =CONTO, MENTIRA, PETA

Histórias
s. f. pl.
11. Desavença, desacordo, questão, disputa.
história aos quadradinhos: série de desenhos que representa uma história ou uma situação, geralmente dividida emretângulos seqüenciais. = BANDA DESENHADA, QUADRADINHOS
história da carochinha: conto popular ou relato inventado. = CONTO-DA-CAROCHINHA
[Brasil] história em quadrinhos: série de desenhos que representa uma história ou uma situação, geralmente dividida em retângulos seqüenciais. = BANDA DESENHADA, QUADRADINHOS, HISTÓRIA AOS QUADRADINHOS
história natural: estudo dos corpos orgânicos e inorgânicos da natureza.

Estória é usado para classificar estórias fictícias, contos, novelas e afins.

Estória
(inglês story, do latim historia, -ae, do grego historía, -as, exame, informação, pesquisa, estudo, ciência)
s. f.
Narrativa de ficção, oral ou escrita. = CONTO, FÁBULA, HISTÓRIA, NOVELA.

O que eu entendi ao pesquisar sobre esse assunto é que o mais recomendado e certo é usar história. 
Estória está relacionado a palavra story que então entra o anglicismo (importação do inglês). 
No dicionário Aurélio, é mais recomendado a primeira definição. Não havendo certo ou errado, pois os dois estão definidos em nosso dicionário. Uma definição bacana é escrever história com h minúsculo para ficção e com H maiúsculo para fatos históricos, para a matéria em si. 

E então? Qual vocês usam, história ou estória? 

Fonte: Google

Comentários

  1. eu uso história.
    não consigo usar estória xp
    acho estranho demais

    ResponderExcluir
  2. Estória é invencionice... nem existe... mas também não existia deletar até pouco tempo atrás, o povo vai falando errado e logo entra no dicionário...

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, foi o que pesquisei. Os dicionaristas recomendam história. Eu uso história também já me acostumei. beijos

      Excluir
  3. Muito bacana, Irinia! Gostei demais do post! Eu também tinha essa dúvida, mas sempre usei "história". Quando vi o pessoal usando "estória" também fui pesquisar pra saber se eu estava escrevendo "errado" :P

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia mais ou menos dessa coisa de historia e estoria. Minha professor explicou isso, mas um monte de gente disse que estoria é errado. Acabei acostumando a falar so historia mesmo. Dá pra entender do mesmo jeito ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, da pra entender. Também uso história desde sempre.

      Beijos

      Excluir
  5. Eu usava os dois, para diferenciar, mas soube que na nova regra o estória não deve ser usado.Mesmo assim usarei até que não possa mais, acho que faz mais sentido uma separação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Teimosa! (Com todo respeito) É, eu particularmente nunca usei história e acho estranho usar.
      Beijos

      Excluir
  6. Bem, sou a pessoa mais suspeita do mundo para falar disso, afinal, meu blog chama-se Estórias da Marja. :)

    Bem, o que sei, é que História é mais usado para definir algo que aconteceu. Algo com embasamento real.

    Estória é mais usado para algo fictício.

    Ambos corretos.

    No meu caso, escolhi Estória por duas questões: Primeiro, é necessário algo menos comum quando se cria uma marca ou algo assim. E segundo porque era uma brincadeira sobre tudo que escrevo ser ficção.

    Mas, como não tem certo ou errado, vai da vontade de cada um usar os termos de acordo com sua vontade.

    Acho que para blogueiros, e resenhista, o termo com H pode ser mais usável, por ser conhecido pela grande massa.

    Minha singela opinião.
    Beijos




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fiz o artigo lembrei do seu blog. Hehe Mas Acho que enquanto puder ser usado tudo bem. Mas história realmente é mais cotado para uso.

      Beijos

      Excluir
  7. Só uso história. Estória fica feito e não é mais muito usual há tempos. Mas, de certa forma, não está errado usar "estória".

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, não está errado, mas é mais recomendado história. Mas como não está errado então pode usar e abusar. mas eu também prefiro com h.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas