Sarau - Um mundo à parte!


Bom dia Leitores!!! 

Estou meio parada aqui no blog, mas foi essa semana de feriado que impregnou minha mente com preguiça e aproveitei para descansar e tirar toda e qualquer responsabilidade que tenho, com o blog, trabalho, menos com meus filhos. :-) 

Hoje quero falar um pouquinho do que conheci sobre Sarau, sobre a Literatura em Guarulhos. Um pouquinho mesmo, pois participei de um Sarau no dia 22/03 e lá pude conhecer que a minha cidade traz de bom. E quero compartilhar aqui com você leitor, aliás, gostaria de saber se alguém aqui é de Guarulhos também, pois podemos realizar encontros por aqui também o que acham?

O Lê Guarulhos é uma associação de escritores Guarulhenses, em que autores levam o seu trabalho, realizando sarais, abertos para o público em geral. Então tem autor, amador, poeta, contador de histórias, alguém que simplesmente quer compartilhar algo importante ou algo que fez parte da história. Foi o que percebi ao participar desse último encontro. 
Está escrito na imagem: "A Serpente ondeou e de repente ficou isto o que eu sou um quase gente , um quase quente um quase sente."
O que é um Sarau? 

Eu sempre associei sarau com poesia. Imaginava que as pessoas declamavam suas poesias e só, minha imaginação não me permitiu ir mais longe por não ter mais informações. Um Sarau literário como é sugerido na associação, achei que era somente de livros ou algo mais perto disso. 

Um Sarau é um evento cultural, um encontro cultural, onde as pessoas se reúnem para expor suas ideias, expressarem de forma artística o que sentem, podem cantar, declamar poesias, dançar também faz parte. Ou mostrar sua arte em forma de pintura ou teatro. Um Sarau nada mais é que um encontro de artistas e de admiradores dessa arte. 

Mas não restrito somente a artistas ou escritores ou o que quer que seja. Pois eu não tenho uma arte em que eu expresse meus sentimentos. Mas adoro ver e prestigiar quem tenha! 



O Sarau Lê Guarulhos em que eu fui tinha música, poesia e capoeira. Um poeta apresentando seu livro, lançado recentemente, contadores de histórias. Conheci a autora Janethe Fontes. E outras pessoas especiais que tem muito a falarem. 


E ontem domingo dia 31/03/2013, eu fui em outro Sarau, o Sarau Coletivo Cravo Branco, Sarau do Otelo no Abrigo, que foi coordenado e criado por Douglas Alves  e Vanderlei Egídio. Teve muita música, poesias e o lançamento do livro do Poeta Alexsandro Eduardo - Poesia A soma dos Sentimentos, que nessa semana ainda estarei apresentando aqui no blog. 

Para mim nessas duas vezes que eu pude comparecer, foi como se estivesse em outro mundo quase que literalmente, sabem? Onde eu fui e vive um universo lindo e diferente do que estou acostumada, saio de lá renovada, até enxergando o mundo de outra forma. Inspirada. 

E é isso, demorei demais para conhecer esse tipo de cultura e mais uma vez agradeço a mim mesma por ter feito meu blog e a Deus por me dar força e ideias para continuar. Por que através dele conheci muitas pessoas interessantes, outros blogs tão mais interessantes que o meu, autores incríveis e agora conheci o Sarau. Que eu indico e muito a todos para irem e fazer parte desse universo.

Vale ressaltar aqui também, a prática que se tem de levar livros e fazer uma troca de livros durante o Sarau, aquele livro que você sabe que não irá mais ler. Eu ainda não estou nessa fase de desapego. mas acho que logo vou começar a participar... Nem que no começo eu tenha que comprar alguns. :-) Eles incentivam muito a leitura. E toda forma de expressar que nos tragam algo de positivo em nossa vida. 

Quem já foi em um? Compartilhem comigo!!!

Comentários

  1. Que legal. Eu também associava sarau igual a você.

    Nunca fui em um. Nunca fui em nenhum tipo de encontro literário mas tenho muita vontade de ir. Contudo esse ano eu vou ir pelo menos na bienal, mas também gostaria de ir em eventos menores.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah vai sim, acho que vc vai gostar muito viu?

      Será mesmo um mundo diferente para ser experimentado!

      Beijos

      Excluir
  2. Sarau pra mim era música rsrsrs
    Acho super legal isso de se reunir pra falar de livros ouvindo música e tal ! Deve ser super interessante o que você está indo, pena ser longinho pra mim :c
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rrsrsrsr, né menino.. Nada a ver... Sarau para mi mera só poesia.
      Mas aposto que você vai gostar. nem é tão longe é ali no Centro de SP. rs Vamos ?

      Beijos

      Excluir
  3. Na minha escola todo ano acontece é muito legal principalmente quando eles preparam cenários =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Nunca participei na minha escola, mas quando eles fazem todo um contexto é muito bom!

      beijos

      Excluir
  4. Eu nunca participei de encontro literário, mas penso que ia gostar deve ser legal se reunir com outras pessoas para falar sobre coisas que todos gostamos.
    Adorei vou até ver se consigo algo para participar.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vale a pena, eu gostei muito.

      E são pessoas, aqui pelo menos, super educadas e muito mesmo criativas e especias, artistas!

      Encontre algum vc vai gostar. Beijos querida!

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas