Como ser um bom blogueiro?

Bom dia!

Afinal, tem como responder essa pergunta? Como ser um bom blogueiro? Existe regras para isso? Estou aqui expondo minha opinião.

Esse post eu escrevo hoje mediante tantos outros posts que vejo por aí.

Bom, na verdade eu não vou ficar aqui escrevendo o que é ser uma blogueira no geral. Só o que é para mim exercer essa atividade. E deixar uma dica bem legal para quem se interessa em escrever melhor suas resenhas e artigos.

Para começar, ser blogueira para mim é colocar para fora todo o sentimento que tenho referente a um livro. Referente a algo que gosto, filme, séries, um vídeo e afins. É poder deixar a disposição a minha resenha e compartilhar com outras pessoas o que achei do mesmo.
É fazer novas amizades, conhecer outros blogs de conteúdo e assim poder melhorar o meu blog. Se bem que eu não costumo me rotular como blogueira. Gosto de rock, não me rotulo como rockeira. Acho que a única coisa que eu me rotulo mesmo, é que sou mãe, mas ai não tem jeito. (risos)

Ter o blog para mim é importante porque descobri através dele o que quero fazer. Definiu a faculdade que eu quero fazer, que é nesse momento Letras-Inglês com licenciatura (nunca se sabe, mas não quero lecionar). E com isso ter base para seguir em uma carreira profissional.

Vejo tantas pessoas falando do que é ser blogueiro, do que é ser parceiro, do que é escrever bem. Sim escrever bem, porque não adianta você gritar aos quatro cantos do mundo que tem um blog, sendo que não escreve bem, a não ser que seja um blog de fotos. Ou de outros blogueiros que plagiam a resenha alheia, sem nem tentar fazer o seu. Ou tentou. Mas achou a do vizinho melhor. São coisas que não se fazem.

Aos poucos vou protegendo meu blog. Sem deixar traços para ser plagiada, não que meus textos sejam the best. Mas porque vai que acontece? Vejo blogs sendo excluídos, sendo hackeados e vejo formas de simplesmente tentar salvar o que é meu. Costumo dizer que o mundo blogueiro é um mundo cão (ás vezes). Um mundo toma lá da cá. Eu participo desse toma lá da cá, para divulgar meu blog, para conseguir leitores. Ás vezes dou uma sumida, não tenho tempo. E fico feliz quando comentários sinceros de forma aleatória. Isso é muito compensador, mesmo que seja um só.

Então acho que para ser um bom blogueiro:
  1.  Deve escrever seus artigos de forma única, dar sua opinião de forma livre e consciente e ter base para essa opinião. 
  2. Não plagiar os blogs alheios. Uma hora sempre alguém descobre. Use sua criatividade!
  3. Rever o seu texto. Use corretores ortográficos. Não apresente um texto pobre em ortografia, afinal somos leitores e temos que nos atentar a isso. Temos que fazer do modo correto. Eu não gosto de ler   uma resenha mal escrita por erros ortográficos e pontuação. Estamos falando de literatura, estamos resenhando livros. E mesmo que fosse qualquer outro assunto. 
  4. Respeitar a opinião do seu leitor, mesmo que de forma negativa, afinal escrevemos o que queremos, mas ninguém é obrigado a gostar, ou aceitar, ou concordar conosco, só porque gostamos de determinado livro ou assunto.
  5. Ser cordial com quem visita sua página, respondendo os comentários, mediando até comentários ofensivos que contenham palavrões. 
  6. Se manter atualizado. Confesso que peco um pouco aqui.
  7. Colocar o link de suas fontes de pesquisa sempre.
  8. Divulgar seu blog com bom senso.
  9. Ser prestativo e retribuir suas visitas. Afinal eu gosto de comentários no meu blog. Mas outros blogueiros também gostam de ser prestigiados. Socializar!
Então temos que manter a política da boa vizinhança sempre. Respeitar nossos parceiros. E manter nossa palavra ao que nos comprometemos. Sermos sinceros e transparentes sempre. Se pode pode, se não pode tem que dizer.

Então para escrever minhas resenhas melhor, eu decidi fazer um curso on-line de redação e escrita, em que o mesmo, me fez relembrar alguns regras e dicas que há muito havia esquecido. E esse curso está me dando várias diretrizes. E então estou buscando o mínimo de perfeição para que eu apresente sempre aos meus leitores um post de qualidade. E acho que muitas pessoas deveriam fazer o mesmo, mesmo que se julgue um bom escritor. Então quem não quiser fazer um curso, use ao menos o corretor ortográfico para ajudar.

Vamos aos links:

Então quem se interessar em fazer um curso de redação e escrita e aperfeiçoar sua escrita só clicar no link. 


Eu gostei desse curso e o curso de jornalismo que também oferece várias dicas e noções muito boas, vou fazer mais para frente.


Corretor ortográfico que uso, que foi dica do Flávio autor parceiro aqui do blog:


Então para finalizar escrever bem e de forma única, com suas palavras, é o mínimo que possamos fazer. Ser cordial com nossos amigos blogueiros também. Gostaria de comentar sobre blogueiros que só querem ler de graça, que foi um ponto que me chamou muita a atenção também nos posts, mas isso é do caráter de cada um. Eu sei o que eu quero, e não vamos negar que ler de forma gratuita sem nenhum custo para "mim" é muito bom, mas criar um blog, ter todo um trabalho somente para isso, não vale a pena. Para mim não teve custo, mas teve custo para a editora e para o autor, que é o mais interessado em ganhar com o que faz.
Só ter um pouco de bom sendo ok?

Meu blog vai fazer um ano, e estou muito feliz de conseguir mantê-lo até agora. Não rola muitas promoções aqui, até porque sou uma leitora viciada nos próprios livros, mas estou pensando em fazer alguma promoção especial no próximo mês em parceria com outra blogueira aniversariante.

Espero que tenham gostado do post, da minha dica de curso. 

Fontes: Revista Blogosfera e  Google.

Comentários

  1. Oi Irinia,
    adorei o seu post eu mesmo estou mudando a maneira que fazia minhas resenhas que na verdade eram mais resumos, mas agora acho que estou indo no caminho certo. Falta tempo para passar aqui todos os dias, mas sempre que posso venho dar um oi.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade sempre temos que melhorar. Nunca podemos parar. Eu também tenho um pouco de falta de tempo, acabo deixando a desejar... Mas sempre damos um jeito de recuperar não é?

      Beijos

      Excluir
  2. Pra mim tem sido difícil ser uma boa blogueira nas últimas semanas. Estou pecando muito em manter o blog atualizado e as resenhas então... nem lembro quando escrevi a última... Mas isso tem uma justificativa. Eu estava preparando um conto pra publicar que não está dando muito ibope. Isso desgasta um pouco a gente porque dá um trabalhão danado escrever e revisar pra quase ninguém dá atenção. Mas estou reclamando do que, né?! Vida de escritor! :D

    Adorei seu texto! Acho que não existem regras para um bom blogueiro, mas a política de boa vizinhança é imprescindível! Se a pessoa não tem capacidade de criar, não copia! E se não gostou de algo critique, mas sem ofender quem escreveu!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, escrever e manter o blog e ainda fazer as atividades normais no dia a dia, é complicado sempre deixamos alguma coisa a desejar... Também acontece comigo. Mas acho logo tudo volta ao normal aqui também.

      Quero ler o seu conto hein?

      Verdade, não existe regras, existe bom senso e fazer as coisas de forma correta sempre. Fico feliz que tenha gostado do post!

      Beijos querida

      Excluir
  3. É bem complicado realmente essa coisa de ser blogueiro. É preciso muita doação, mas também é muito gratificante quando você começa a crescer e perceber que as pessoas realmente gostam do que você escreve.
    Gostei muito de suas dicas, e sigo muitas delas.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, temos sempre que nos dedicar. E quando somos reconhecidos melhor ainda!

      Beijos

      Excluir
  4. Suas dicas são muito legais, porque é difícil manter um blog online e atualizado.
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos, Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil manter, o meu blog peca em atualizações, referente as últimas novidades... Mas vou melhorar isso. rs Beijos

      Excluir
  5. Adorei as dicas Irinia! Sempre procuro ler dicas e opiniões de blogueiros para ser uma boa blogueira. Eu tento ser uma boa blogueira, responder comentários, fazer visitas nos blogs amigos (mesmo não conseguindo sempre).

    Feliz Aniversário para o blog adiantado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nem sempre conseguimos visitar todo mundo, comecei as visitas novamente agora, mesmo assim estou indo devagarzinho...

      e obrigada pelos parabéns!

      Beijos

      Excluir
  6. Interessante o ponto de vista e as dicas, inclusive sobre os editores on line rs e os cursos. Acho que quando você aborda um tema tem que no minimo entender um pouco sobre e falar de literatura com erros ortográficos é pecado kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, falar de algo sem dominar, entender o mínimo do assunto não rola. Erros ortográficos e blogs literários não combinam. Beijos querido. Obrigada por estar aqui.

      Excluir
  7. Essencial não plagiar, manter-se atualizado e expor sua opinião de forma clara. O resto é consequência positiva. Curti muito a sua postagem.

    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com cada palavra. Você tem que ser autentico e nada de plágios em nenhum nível. Escrever bem é uma das coisas fundamentais. Respeitar os leitores seja nos textos ou nos comentários. Dar atenção a eles e também tentar sempre melhorar visitando outros blogs. Além de não usar aquele típico "copia e cola" nos comentários, porque ninguém é obrigado a aturar uma pessoa dessa.

    Beijos,
    Monique Premazzi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, alguém plagiar seu blog, comentários... é complicado conviver com essa pessoa mesmo que seja nesse meio internauta!

      Beijos

      Excluir
  9. Obrigada querida, fico feliz que tenha gostado, procuro sempre fazer o meu melhor. Lógico que pecamos ás vezes. Estar em dia com as informações nunca é demais mesmo.

    Obrigada. Logo vou te visitar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por seguir meu blog, logo estou indo visitar o seu!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post. E concordo com a sua listagem. Acho que o principal motivo de ter um blog (seja do que for, excetuando-se, TALVEZ, de noticias) é poder dar sua opinião do seu jeito, então não consigo entender bem o plágio. Gosto do meu blog, de ser minhas palavras, é claro que muitas vezes encontro a inspiração em tantos sites e blogs que visito, mas isso é diferente, uso minhas palavras para dar minha opinião, são outros 500.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade! Você falou tudo! Eu gosto do meu blog por isso mesmo também, por ser eu que arrumo, que escrevo que faço do meu jeito e as pessoas leem a minha opinião. Me inspiro também em blogs alheios... Mas ai pesquiso o assunto tal e também uso as minhas palavras.

      Beijos

      Excluir
  12. Acho que o essencial é não plagiar, sempre divulgar suas fontes e se manter atualizado.
    Não digo nem no sentido de manter o blog atualizado (apesar de também achar legal isso!), mas você estar sempre atualizado nos assuntos ligados à literatura e o que mais você falar em seu blog, não que você precise saber tudo, acompanhar todos os portais sobre, mas ao menos conhecer o básico do que está sendo foco no momento.

    De resto, funciona de forma diferente com cada pessoa, cada um tem seu jeito de escrever, de resenhar, de conversar com os leitores e muitos funcionam!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A graça ás vezes é isso, cada um ter seu jeito único de escrever..

      Obrigada por me visitar.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do post?
Curta , comente e compartilhe!
Deixe seu link e eu retribuo!

Beijos e até a próxima!

Irinia Zachello

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas