Apimentando - Janaina Rico

Boa tarde leitores,

A resenha de hoje é de um livro de uma das autoras muito importante para nossa literatura brasileira atual, uma das propagadoras do movimento "Eu leio Brasil", valorizando nossos autores nacionais. Ela escreve viu? E escreve muito bem. Já tinha lido um conto seu e resenhado aqui, e agora tive o prazer de adquirir um livro seu e feliz por poder dar minha humilde opinião. 

Eu falo da Janina Rico, com o livro Apimentando. Eu literalmente devorei esse livro como há muito tempo não fazia. E digo, vale muito a pena! Ler Janaina Rico, Luene, Priscila, Mauricio, Flavio, Sérgio, Bruno, Leonardo, Landulfo, Bruna e tantos outros brasileiros que tem esse dom que é nos fazer viajar por nossa imaginação, com suas histórias que muitas vezes marcam. Acho que essa parte que me toca tanto ao ler um livro nacional se deve ao fato de nós brasileiros sermos assim calorosos e definitivamente bons de escrita. Claro que muitos livros de outros países já me causaram tamanha sensação da velha "ressaca literária". Mas como sempre digo, sabe que esses momentos maravilhosos são de pessoas da minha Terra me faz sentir um bem enorme por ter a certeza de que ainda há esperança. De que temos muitas coisas boas aqui. Livros, música, filmes nossa cultura é tão a altura quanto de qualquer outro lugar, essa coisa de bundalizar nosso país devia realmente ficar no passado e devemos mesmo nos dar um imenso valor e cuidar do que é nosso e aproveitar nossa incidência literária e incentivar as pessoas que não tem uma cultura como a nossa. 

Pessoas que leem tem a mente mais esclarecida sim, e com isso se tem um argumento a mais de fazer algo por aquela pessoa que tem uma preguiça de ler. Ás vezes escuto uma pessoa dizer que não tem paciência para isso, então eu digo para ler um gibi, um conto, um livro pequeno. As pessoas acham que tem que se ler logo um livro de 500 páginas, não. Se ela não gosta procure saber que tipo lhe atrai mais. 

É assim que tenho feito com meu filho, Pedro. Ele por ser criança e gostar muito de um computador, acaba automaticamente não se interessando por uma leitura, e eu fui começando com livros cheio de gravuras e que eu sabia que era divertido, tipo Diários de um banana, depois ele leu um livro a muito custo em suas primeiras páginas, O Príncipe Gato, que já não tem tantas gravuras assim. E hoje em dia começamos a escolher alguns livros para ele. E é assim aos poucos. 

E agora depois de me empolgar vamos saber um pouco sobre esse livro.


Título: Apimentando
Autor: Janaina Rico
Páginas: 252 
Gênero: Romance
Editora: Pedro & João editores
Sinopse: Luciana Teixeira é uma das sexólogas mais famosas do Brasil. Com mais de um milhão de livros vendidos, ainda apresenta programas de televisão e dá palestras em todo país. Mulheres de todo o mundo buscam os seus conselhos para conseguir uma vida sexual mais intensa. O que elas não sabem é que, embora seu casamento aparente ser um verdadeiro comercial de margarina, Luciana nunca teve um orgasmo com o seu marido. Tudo muda na vida da sexóloga ao contratar um novo personal trainer. O orgasmo tão desejado está mais perto do que ela poderia imaginar. Acontecimentos inesperados também mudarão seu destino.
Várias vezes quando alguém me via com esse livro, já dava aquele sorriso malicioso. Por causa da capa, do nome que de certa forma já incita a vontade de cada um. Na verdade quando escolhi esse livro, nem a sinopse tinha lida, tamanha era a ansiedade de ler algo da autora. E também não pensei em nada. E continuei não pensar em nada assim tão fervoroso desde as primeiras páginas do livro. e quando as pessoas perguntavam, eu dizia tem a ver, mas não é a base do livro.

O que eu mais fiz foi me divertir com a leitura do que algo mais, peço desculpas se a intenção era outra. (risos) 

Me envolvi muito com a história da Luciana, que sempre viveu em uma pressão por todos esperarem dela exatamente o que ela não tinha. Um orgasmo. E que loucura, vários estudos ou estatísticas sempre apontam essa dificuldade nas mulheres em geral. E ela fazia parte disso. Porém por estudar o corpo, o sexo sabia exatamente o que falar e o que fazer, o que escrever para todos os seus fãs alcançarem seus desejos mais secretos. 

A vida dela muda e muito! Ao aparecer um novo personal trainer, lindo um Deus Grego! Mais do que ela podia imaginar, seus desejos afloraram em seu corpo e ela queria e muito que isso se concretizasse.

Seu marido José Ronaldo, na minha opinião um belo de um sacana, decidi viajar e aconselha a Luciana fazer o mesmo, o que ela considera uma ideia plausível  e arruma suas malas para passar uma semana em uma praia linda e muito mais que convidativa para suas loucas ideias que a queimavam por dentro. 

"Aliás é uma grande injustiça da natureza com as mulheres. Afinal de contas, os homens, mesmo quando o sexo é ruim, gozam. No fim, eles sempre conseguem aquilo que querem. Antigamente, o fantasma da impotência ainda nos dava uma certa tranquilidade; mas depois que inventaram o Viagra, perdemos nosso único trunfo." 
                                                                                                                        Pág. 81

E essa viagem foi muito crucial para sua vida, descobrindo caráter de pessoas, quem realmente valia e pena ou não. E no caso dela não sobraram muitas pessoas, devido aos acontecimentos ela se vê sozinha sem ninguém, sem nada que possa assegurar seu futuro que era tranquilo e sem mudanças.

Completamente perdida por toda a sua rotina ruir, ir pelo ralo, ela da uma reviravolta com a ajuda de sua amiga Camila e uma lição em todas as pessoas que ela acreditava estar em seu lado.

Bom até aqui da para entender que o livro não é só sexo, tem seus dramas, suas piadas e todo um contexto e uma lógica que se encaixam perfeitamente. 

Os pontos positivos além do desfecho de Luciana, são as dicas que ela passa, como "Coisas proibidas em um relacionamento" várias dicas que em nossa vida real com certeza são válidas para uma apimentada em algum relacionamento. Detalhes como Nunca se esquecer de Beijar, descuidar de si mesma, não parar de mandar e-mails ou bilhetinhos apaixonados, sempre sensualizando com seu respectivo marido. 

A Janaina quando escreveu a dedicatória para mim no livro disse: Aproveite os ensinamentos da Lu. E realmente eu consegui absorver muitas coisas que ela quis passar, tanto como mulher quanto como pessoa, pois jamais podemos nessa vida deixar que a rotina nos engula e nos deixe  ao ócio de nossas vidas, fazendo com que as mesmices não nos façam nos mexer, deixando a vida acontecer, com o certo ou o errado.

Muitas pessoas deixam de ser elas mesmas por puro comodismo e com esse livro eu aprendi que realmente não podemos ser assim. 

"Sentimentos são coisas interessantes. Passei uma vida inteira achando que não era capaz de amar."
                                                                                                                        Pág. 101

Ri muito com sua carta de despedida. Me emocionei com a sua solidão. Tive ideias com suas dicas. A Luciana é uma personagem que ficará sempre comigo. 

Só tenho a agradecer pelo prazer que me foi dado com esse livro, que apimentou um pouco mais dos meus dias. 

Eu queria poder escrever muito mais. Dar um belo de um Spoiler. Mas tudo bem consegui aqui "desabafar" minha alegria  de ler. 

Beijos até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas