MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS - CLARISSA PINKOLA ESTÉS

Olá! 

Se essa resenha chegou até, não foi por acaso, você pode ter certeza que te trará algo, então continua a ler e saiba mais sobre essa grande obra!

Título: Mulheres que correm com os lobos (clique e adquira o seu)
Autora: Clarissa Pinkola Estés
Páginas: 576
Gênero: Teoria Psicanalítica Freudiana
Editora: Rocco
Sinopse: Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações psíquico-arqueológicas' nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. Clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo, o livro é o primeiro de uma série de longsellers da Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura. '

A leitura dessa obra causa em mim um grande impacto, alguns capítulos eu li com maior facilidade, outros empaquei e foi difícil continuar. Em alguns vídeos no youtube vi a recomendação de alguma terapeutas do feminino pedindo para prestar atenção em qual capítulo demoramos mais para ler e continuar, e eu deixo aqui essa sugestão, perceba se empaca em algum capítulo, se lê rápido demais e se prestou atenção de fato. 

É um livro que fala sobre o resgate da mulher selvagem, do lobo selvagem que está tão vivo dentro de nós quanto o nosso coração, mas que em algum momento em nossa vida deixamos de dar ouvidos a essa voz. Clarissa fala que essa mulher selvagem nunca adormeceu está somente aguardando o momento de poder atuar novamente. 

Esse livro hoje é ligado a muitas doutrinas e dogmas, como o sagrado feminino, mas Clarissa fala mesmo de um resgate da mulher, ela também deixa claro e alguns parágrafos que esse livro pode ser lido por um homem para esse resgate próprio e não só para entender a mulher. 

O prefácio do livro já nos dá um grande insight do que vamos enfrentar e desfrutar com essa leitura. E eu ainda digo que não é somente uma leitura, não é um romance, ou um livro de dicas de auto-ajuda... É um livro de alma, de encontro de nossa própria alma, de nossa jornada interna viva e pulsante. 

Prefácio: "Todos nós temos o anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa captura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixamos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas." - CLARISSA PINKOLA ESTÉS, Ph.D. - Cheyenne, Wyoming.

Eu preferi ler, e ainda estou lendo, capítulo a capítulo seguindo a ordem e senti que isso fez sentido em momentos da minha vida, conforme ia lendo situações iam refletindo em meu cotidiano.

É um livro terapêutico, para autoconhecimento, para se compreender e assumir questões internas importantes. Questões que possamos ter vivido na infância e que hoje reflete na mulher que somos.

O ponto importante dessa resenha, desse resumo que decide compartilhar antes mesmo de terminar a leitura é que ela explica no início do livro sobre a Mulher Selvagem e o Lobo, esse comparativo me abriu portas interiores muito intensas e complexas. 

Desde muito pequena fui considerada uma criança chata e chorona, uma menina irritante, uma adolescente rebelde e hoje uma mulher fraca sem muitos horizontes... E isso compartilho não para que se tenha dó de minha pessoa, mas que quantas e quantas vezes fomos engolidas por opiniões taxativas de nossos familiares e sociedade simplesmente porque eles não sabem lidar com o nosso aspecto selvagem mais externo que dirá externo. 

Vivemos em uma sociedade em que se formos nós mesmas se tem a tendência de nos calar, de sermos taxadas feias e ridículas e sonhadores demais e loucas. Por isso se tem tanto medo do Despertar da Mulher. 

A Energia Feminina por si só é amorosa, acolhedora, quente e ainda mais, é criativa, é criadora, é ideológica e reprodutora (não só de outras almas, de vida). E quem não tem medo disso? 

Uma mulher selvagem, é um perigo para uma sociedade, pois quando somos livres não importa o formato do meu corpo, muito menos o tamanho do meu cabelo, nem o tom da minha voz porque "EU SOU LIVRE", "VOCÊ É LIVRE", mas se tem muito medo ainda. 

Então é uma leitura que nos dá o caminho para essa liberdade, inevitavelmente se você estiver disposta a cada capítulo muita coisa vem pra fora, se a sua proposta ao ler esse livro for a de mergulhar e resgatar a sua essência e deixar que essa mulher selvagem assuma o controle esteja preparada, mas se sua intenção é ler acreditando que é um romance... nem perca tempo e dinheiro com essa obra. Pronto falei!!! Precisa ter coragem para deixar padrões antigos de lado e seguir rumo a sua vida através da sua intuição, desejo e vontades internas. 

É um momento de se abrir a isso. 

"...Não é coincidência que os lobos e coiotes, ursos e as mulheres rebeldes tenham reputações semelhantes. Todos eles compartilham arquétipos instintivos que se relacionam entre si e, por isso, têm a reputação equivocada de serem cruéis, inatamente perigosos, além de vorazes." pág. 15 - Intro.

E ainda ela diz na introdução:

"Os lobos saudáveis e as mulheres saudáveis têm certas características psíquicas em comum: percepção aguçada, espírito brincalhão e uma elevada capacidade para a devoção. Os lobos e as mulheres são gregários por natureza, curiosos,  dotados de grande resistência e força. São profundamente intuitivos e têm grande preocupação com seus filhotes, seu parceiro e sua matilha. Têm experiência em se adaptar as circunstâncias em constante mutação. Têm uma determinação feroz e extrema coragem." - pág 16. Intro.

Então mana, é com muito carinho que deixo aqui essa indicação e torço e sonho para que você possa dar voz a sua mulher selvagem novamente! Acredite e confie em seu grande pode interno, ela está lá te guiando e sempre esteve!

Gostou? Clique aqui e adquira o livro

Irinia Zachello 

Instagram: @iriniazachello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resultado Promoção Encha sua Estante #3

Promoção Encha a sua estante #2

Blog Grosbch - AEcM12 - Flávio P. Oliveira - Escolha das Capas